Tudo certo com o cliente, começa aquela agitação para tornar o evento inesquecível. Claro, afinal é a iluminação que dá o clima da festa, por isso tudo deve correr de forma impecável.


Mas aí bate aquele friozinho no estômago com medo de esquecer alguma coisa e acabar ficando longe da expectativa. Mas calma, é para isso mesmo que existem os checklists. Veja esse passo a passo e descubra como tornar seu evento inesquecível pela qualidade da iluminação!


Defina o tipo de iluminação


A iluminação certa é capaz de transformar qualquer evento em um verdadeiro sucesso. Para isso, no entanto, é preciso reunir algumas informações indispensáveis.


Por exemplo, o evento acontecerá de dia ou à noite? Será em ambiente aberto ou fechado? Qual o tamanho do local e qual o horário? Qual o tipo (aniversário, festa religiosa, despedida de solteiro, música etc) e público alvo – faixa etária predominante, nível social, perfil etc.


Não se esqueça que a iluminação deve estar sempre muito bem alinhada aos objetivos do evento.


  • > A escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tamanho do local. Dessa forma você visualiza melhor quais os mais adequados ao espaço e consegue o melhor custo-benefício;
  • > Em eventos particulares, geralmente o responsável pela iluminação costuma comandar a playlist. Por isso, fique ligado no clima do evento. Se a ocasião pedir um flashback dos anos 80, por exemplo, pesquise os tipos de iluminação mais utilizados na época para reforçar o clima vintage;
  • > A iluminação deve estar antenada com o tipo de festa – é uma comemoração religiosa? Um aniversário? Um casamento? Procure alinhar a iluminação às cores definidas pelo estudo;
  • > Se houver pista de dança, é importante saber a metragem. Afinal, ela será o foco principal da sua iluminação – independentemente do tamanho e se o local é aberto ou fechado;
  • > De dia, a iluminação é menos impactante no evento. Já, à noite, é possível explorar diferentes tipos e nuances – estáticas, básicas, móveis e diferenciadas;
  • > Para eventos em áreas externas, defina equipamentos que sejam resistentes às intempéries;
  • > O tema já foi definido? Pesquise, junto à organização, quais as cores que serão mais utilizadas.


Atenção à parte técnica


Uma iluminação bem feita pode fazer com que a ocasião se mantenha por muitos anos nas lembranças dos convidados – e do seu cliente. No entanto, se alguma coisa der errado, não se engane: isso também vai ficar gravado na mente de todo mundo.


Claro que erros acontecem, mas quanto mais prevenido você estiver, menores serão os riscos. Por isso, preste muita atenção à parte técnica.


  • > Faça um dimensionamento real do quanto de energia elétrica a iluminação do evento necessitará. Faça uma visita prévia ao local para conhecer de perto a estrutura;
  • > Verifique a voltagem do local. Em eventos pequenos, a energia local deve dar conta, mas nos de médio e grande porte, é recomendável ter um/alugar um gerador para evitar contratempos;
  • > Não esqueça de analisar a quantidade e a distribuição dos pontos de energia (tomadas e bitolas de cabos). Verifique se há condições de conectar todos os equipamentos de forma segura;
  • > E lembre-se de testar todos os seus equipamentos dias antes do evento. Assim você terá a possibilidade de corrigir ou providenciar qualquer equipamento extra que precisar.


Escolha os equipamentos mais adequados


A escolha do equipamento certo pode fazer toda a diferença – tanto em relação à energia elétrica, quanto ao custo-benefício e ao efeito final. De forma geral, os equipamentos de iluminação mais utilizados são:


  • > Para eventos até 20 pessoas (pequenos):


Nesse caso, não precisam ser muito potentes, mas devem trazer a sensação de conforto e aconchego. Considere o uso de globo espelhado, mini laser, strobo e bola maluca.


  • > Para eventos de 20 a 100 pessoas (médios):


Apesar da estrutura maior, prefira qualidade em vez de quantidade. Além do globo espelhado, use também máquinas de bolha de sabão e de fumaça, strobo, luz negra e bola maluca.


  • > Para eventos acima de 100 pessoas (grandes):


Eventos de grande porte costumam ter características diferentes – como grupos de pessoas espalhados pelo espaço. Nesse caso, a atenção deve ser redobrada para que a iluminação seja perfeita em todo o ambiente, alinhada à trilha sonora.


Opte por equipamentos como mesa DMX, Moving Head, Mesa Chaveadora de 12 canais, máquina de papel picado e super strobos.


Principalmente em eventos de pequeno e médio portes é possível encontrar kits e jogos que combinam vários equipamentos de forma extremamente eficiente e prática. Assim você ganha em qualidade e preço.


Agora, se você quer entender ainda mais sobre a iluminação de um evento e como torná-lo em um sucesso, confira nosso e-book GRATUITO "Como Fazer um Evento: Quais Equipamentos de Iluminação Escolher? [clique aqui para baixar]"!


Agora que você já tem seu checklist, fica muito mais fácil produzir a iluminação perfeita para seus eventos!


Quer saber mais sobre iluminação? Deixe aqui a sua dúvida e continue acompanhando nossos posts!