O som em qualquer evento, não é nada sem uma playlist bem feita! Montar uma seleção de músicas nem sempre, é uma tarefa fácil e divertida. Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes fundamentais que vão garantir uma playlist incrível!


Mas antes mesmo da criação da playlist, lembre-se de levar em conta alguns aspectos. A sua playlist será para uma grande festa, com dezenas de pessoas? Para uma confraternização entre poucos amigos? Ou para uma recepção íntima?

 

Vai acontecer em um espaço grande ou pequeno? No local, já existe infraestrutura com caixas de som e equipamentos adequados para a sonorização?

 

Se você já tem as respostas para estas questões, é hora de ir adiante!

 

Confira 7 dicas para montar a playlist perfeita


1# Pense no ambiente e nas pessoas que vão ouvir esta seleção


Isto mesmo! Uma playlist perfeita deve combinar com o espaço, ocasião e o público (pessoas) que participaram do evento. Afinal, seria muito estranho você criar uma seleção de músicas eletrônicas para ser ouvida em uma festa infantil! Ou ainda, uma playlist com músicas calmas, para ser o som de uma festa para lá de animada!


Então, para não ter erro, pense bem no ambiente, no formato da recepção e principalmente na idade do público presente, procurando conhecer o gosto musical da maioria dos seus convidados. Este cuidado é o primeiro passo para garantir uma confraternização - e uma playlist - perfeita!

 

2# Defina os principais estilos musicais


Ainda, considerando o gosto dos seus convidados, defina os principais estilos musicais que vão compor a sua playlist. Selecione músicas com batidas similares, que combinam entre si. Apenas tome cuidado para não escolher melodias muito parecidas, senão haverá a sensação de que as músicas estão se repetindo.


3# Esteja por dentro do que é mais tocado


Ao criar uma playlist, é legal escolher as músicas recém-lançadas, mas também as mais tocadas e, consequentemente, conhecidas pela maioria das pessoas.


Não tem erro: os hits do momento vão garantir sempre sucesso à sua playlist. Vale dar uma pesquisada na programação nos sites das principais rádios do país, além de programas de streaming. Por exemplo: Spotify e/ou Deezer.

 

4# O som ambiente não pode atrapalhar


Caso sua recepção não seja uma balada, lembre-se de que a música alta não pode atrapalhar a conversa entre as pessoas. A sonorização ambiente deve ser algo agradável e não deve irritar os convidados, portanto não exagere no volume do som ambiente.


5# Crie uma playlist bem estruturada


Uma seleção de músicas deve ter começo, meio e fim. Enquanto os convidados estão chegando, toque músicas mais calmas. Aos poucos, quando o ambiente já estiver tomado por pessoas, comece a tocar os hits.


Já no fim da festa, você pode optar por colocar novamente músicas com batidas mais lentas ou ainda grandes sucessos do passado, que você e seus convidados curtem.

 

6# Pense no tamanho da sua playlist


Normalmente, confraternizações com quatro horas de duração pedem uma seleção de 100 músicas, aproximadamente. Para uma festa com mais de oito horas, monte uma playlist com 150 a 200 músicas.


Isso vai assegurar que não haverá a repetição das músicas. Claro, só se algum dos convidados realmente quiser ouvir novamente aquele hit que todos adoram.

 

7# Com uma playlist incrível, qualquer um pode ser o DJ da festa


Isso mesmo, já que você está promovendo a confraternização, escolha um amigo para ser o DJ da sua festa. Afinal, você já tem outros tantos detalhes com que deve se preocupar e também já criou a playlist perfeita. É hora de curtir e revezar com o convidado escolhido a responsabilidade por garantir a diversão da festa!


E aí, curtiu as dicas? Seguindo estes sete passos, além de criar a playlist perfeita, você vai se divertir muito com seus amigos! Sua festa vai ser um sucesso!


E se você quer entender ainda mais sobre a iluminação de um evento de sucesso, confira nosso e-book "Como Fazer um Evento: Quais Equipamentos de Iluminação Escolher?". Aproveite, é gratuito!

 

E se quiser conferir equipamentos de iluminação de qualidade para sua festa, que combinem com sua playlist, dê uma olhada nos produtos da Deltrônica!